Literatura e Autores

Ruth Guimarães

Capacidade de representar a vida através da ilusão literária.

Romance “Água funda”.

poeta, romancista, contista, cronista, jornalista, teatróloga, tradutora e pesquisadora.

Ruth Botelho Guimarães foi uma escritora brasileira nascida em Cachoeira Paulista, em 13 de junho de 1920. Além de sua carreira como poeta, romancista, contista, cronista, jornalista e teatróloga, ela se destacou como tradutora e pesquisadora da Literatura oral no Brasil. Também lecionou Língua Portuguesa por mais de 30 anos em escolas públicas de São Paulo.

Desde a infância, Ruth mostrou talento como poeta, e aos 10 anos já publicava seus primeiros versos em jornais locais. Aos 18 anos, mudou-se para São Paulo para continuar seus estudos na Universidade de São Paulo (USP), onde se formou em Filosofia, Letras Clássicas, Folclore e Estética.

Como jornalista, colaborou com diversos jornais e revistas, escrevendo crônicas , resenhas literárias e traduções. Seu romance mais conhecido, Água Funda, publicado em 1946, foi elogiado por críticos renomados, como Nelson Werneck Sodré e Antonio Candido. Segundo Candido, a obra de Ruth Guimarães prende os leitores pela capacidade de representar a vida através da ilusão literária.

Ruth Guimarães foi uma das primeiras escritoras negras a obter destaque nacional na Literatura brasileira. Estudiosa da cultura popular e do folclore, ela teve Mário de Andrade como mentor e publicou diversas obras que valorizam essa vertente da cultura brasileira, como “Calidoscópio – A saga de Pedro Malazarte”, “Lendas e Fábulas do Brasil” e “Contos de Cidadezinha”. Também traduziu obras de autores renomados, como Balzac, Dostoievski, Daudet e Apuleio, e escreveu um importante dicionário de Mitologia Grega.

Em 2007, Ruth Guimarães participou de um seminário sobre a questão do negro no país e compartilhou suas opiniões sobre o trabalho do escritor e a importância de vivenciar a vida plenamente. Em 2008, foi empossada na Academia Paulista de Letras e pouco antes de completar 89 anos, assumiu a pasta da Cultura em sua cidade natal, Cachoeira Paulista. Ela também fez parte de importantes entidades culturais, como o Centro de Pesquisas Folclóricas Mário de Andrade e a Sociedade Paulista de Escritores.

Ruth Guimarães faleceu aos 93 anos, em 21 de maio de 2014, após enfrentar problemas de saúde. Encontre aqui

luizbucalon


Luiz Carlos Bucalon, nasceu em 12 de março de 1964, na cidade de Maringá-Pr. Em 1980, lançou, em edição independente, o seu primeiro livro de poemas, "Câncer Amigo". Seguiu escrevendo poemas, crônicas, contos, ensaios, teatro, humor, biobibliografias e romance. Foram trinta e quatro títulos publicados, pelo então poeta marginal -- contemporâneo a Paulo Leminnski e outros expoentes. Bucalon, além de escritor e editor, foi também declamador, palestrante e divulgador de sua própria obra, de cidade em cidade, no Brasil e na Argentina. Seu mais recente livro, "Só Dói Quando Respiro", de poemas, é de 2021, publicado digitalmente em formato e-book. Obras (muitas também em espanhol) - Poemas: Câncer Amigo, A Palavra é um Ser Vivo, A Corsária e o Vento Santo, Roda Viva, Madá Madalena, Novas Asas, Um Lapso no Tempo, Uma que não vejo, Outra que não toco, Poema a Quatro Mãos (com Nice Vasconcelos), Escrever é coisa de louco, Bailarina Madrugada, Poeta de Ruas e Bares, Poemarte, Na Barra de Santos, Era eu naquele quadro, A Rosa e o Espinho, Dia Noite e Chuva Por onde Andaluzia, Poeta Cigano, Rodoviárias São Corredores, A poesia diz rimada, Poesia Presa no Espelho, Poema se faz ao poemar Poesia líquida é música. - Romance, conto, teatro, ensaio, crônica: Em Busca do Amor, Lânguida e Felina, O Globalicídio Brasileiro, A Semente do Milagre, Mártires da Imortalidade, A vida entre outras coisas, A Praça da República, O Banco da Praça, Ali Naquele Bar. Saiba na página Home.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *