Ruth Guimarães
Capacidade de representar a vida através da ilusão literária.
Romance “Água funda”.

Ruth Botelho Guimarães foi uma escritora brasileira nascida em Cachoeira Paulista, em 13 de junho de 1920. Além de sua carreira como poeta, romancista, contista, cronista, jornalista e teatróloga, ela se destacou como tradutora e pesquisadora da Literatura oral no Brasil. Também lecionou Língua Portuguesa por mais de 30 anos em escolas públicas de São Paulo.
Desde a infância, Ruth mostrou talento como poeta, e aos 10 anos já publicava seus primeiros versos em jornais locais. Aos 18 anos, mudou-se para São Paulo para continuar seus estudos na Universidade de São Paulo (USP), onde se formou em Filosofia, Letras Clássicas, Folclore e Estética.
Como jornalista, colaborou com diversos jornais e revistas, escrevendo crônicas , resenhas literárias e traduções. Seu romance mais conhecido, Água Funda, publicado em 1946, foi elogiado por críticos renomados, como Nelson Werneck Sodré e Antonio Candido. Segundo Candido, a obra de Ruth Guimarães prende os leitores pela capacidade de representar a vida através da ilusão literária.
Ruth Guimarães foi uma das primeiras escritoras negras a obter destaque nacional na Literatura brasileira. Estudiosa da cultura popular e do folclore, ela teve Mário de Andrade como mentor e publicou diversas obras que valorizam essa vertente da cultura brasileira, como “Calidoscópio – A saga de Pedro Malazarte”, “Lendas e Fábulas do Brasil” e “Contos de Cidadezinha”. Também traduziu obras de autores renomados, como Balzac, Dostoievski, Daudet e Apuleio, e escreveu um importante dicionário de Mitologia Grega.
Em 2007, Ruth Guimarães participou de um seminário sobre a questão do negro no país e compartilhou suas opiniões sobre o trabalho do escritor e a importância de vivenciar a vida plenamente. Em 2008, foi empossada na Academia Paulista de Letras e pouco antes de completar 89 anos, assumiu a pasta da Cultura em sua cidade natal, Cachoeira Paulista. Ela também fez parte de importantes entidades culturais, como o Centro de Pesquisas Folclóricas Mário de Andrade e a Sociedade Paulista de Escritores.
Ruth Guimarães faleceu aos 93 anos, em 21 de maio de 2014, após enfrentar problemas de saúde. Encontre aqui
luizbucalon