Kaká Werá Jecupé
Por várias aldeias no Brasil e no Paraguai.
“A Terra dos Mil Povos – História Indígena do Brasil Contada por um Índio”.

Kaká Werá Jecupé, nascido em São Paulo em 1964, é um escritor, ambientalista e tradutor. Ele é descendente do povo tapuia e acolhido pela comunidade guarani, e seu trabalho se baseia em uma extensa pesquisa histórica, linguística e cultural desses povos indígenas. Ele valoriza, registra e difunde os saberes ancestrais por meio de processos educacionais.
Nos anos 80, Werá viveu entre os guaranis em Parelheiros, São Paulo, e passou 12 anos em um processo de iniciação espiritual, peregrinando por várias aldeias no Brasil e no Paraguai. Durante essa jornada, ele aprendeu os fundamentos do bem viver, a história, a filosofia e os saberes ancestrais do povo guarani.
Em 1994, ele fundou a Nova Tribo, a primeira editora indígena do Brasil, e publicou seu primeiro livro, Oré Awé – Todas as vezes que dissemos adeus. Nesse romance autobiográfico, ele aborda questões identitárias e os conflitos entre seu povo e os não indígenas, propondo um futuro harmonioso entre as culturas indígena e ocidental.
Werá também tem se dedicado à difusão da cultura indígena. Em 1998, ele começou a lecionar na Universidade Holística Internacional da Paz (Unipaz) e inaugurou o Instituto Arapoty em Itapecerica da Serra, São Paulo, que visa difundir as culturas e tradições indígenas, estimulando a produção sustentável e o trabalho comunitário.
Em sua obra Tupã Tenondé, publicada em 2001, Werá apresenta cantos tradicionais guaranis acompanhados de traduções e comentários filosóficos e etimológicos. Ele também publicou outros livros, como A Terra dos Mil Povos – História Indígena do Brasil Contada por um Índio (1998), O Trovão e o Vento: Um Caminho de Evolução pelo Xamanismo Tupi-Guarani (2016), entre outros.
Além de seu trabalho como escritor, Werá também se tornou o primeiro indígena a concorrer a uma vaga no Senado Federal pelo Partido Verde em 2014. Ele é reconhecido como um importante difusor da cultura e história indígena, bem como defensor do meio ambiente e dos seres que nele habitam. Encontre aqui
luizbucalon
Consultoria e aprofundamento no assunto clic no WhatsApp acima.