Literatura e Autores

Isabela Figueiredo

“Um Cão no Meio do Caminho” e “Gorda”.

Autora portuguesa de “Caderno de Memórias Coloniais”.

Isabela Figueiredo, nascida em Moçambique.

Isabela Figueiredo é uma escritora portuguesa nascida em Moçambique. Ela se mudou para Portugal em 1975 quando era criança. Figueiredo estudou Línguas e Literaturas Lusófonas na Universidade Nova de Lisboa e se especializou em Estudos de Gênero na Universidade Aberta de Lisboa.

Sua carreira literária começou em 1983, quando publicou seus primeiros textos no DN Jovem, um suplemento do Diário de Notícias. Em 1988, ela ganhou seu primeiro prêmio na Mostra Portuguesa de Artes e Ideias.

Em 2009, Figueiredo publicou seu livro autobiográfico mais conhecido, Caderno de Memórias Coloniais, de Isabela Figueiredo, que recebeu diversos prêmios e foi considerado uma das obras mais importantes da década. Seu romance “A Gorda” (2016) também recebeu reconhecimento, sendo eleito um dos melhores livros de 2016 pela revista online Espalha-Factos e vencendo o Prêmio Literário Urbano Tavares Rodrigues em 2017.

Além dessas obras, Figueiredo também escreveu “Um Cão no Meio do Caminho”, lançado em 2022. Ela recebeu vários prêmios ao longo de sua carreira, incluindo o Prêmio Monstro do Ano para Melhor Livro em 2010.

Recentemente, ela foi indicada ao Prêmio Femina Estrangeiro em 2021 e foi semifinalista na categoria de “Prosa” do Prêmio Literário Oceanos em 2023. Encontre aqui

luizbucalon

Consultoria e aprofundamento no assunto clic no WhatsApp acima.



Luiz Carlos Bucalon, nasceu em 12 de março de 1964, na cidade de Maringá-Pr. Em 1980, lançou, em edição independente, o seu primeiro livro de poemas, "Câncer Amigo". Seguiu escrevendo poemas, crônicas, contos, ensaios, teatro, humor, biobibliografias e romance. Foram trinta e quatro títulos publicados, pelo então poeta marginal -- contemporâneo a Paulo Leminnski e outros expoentes. Bucalon, além de escritor e editor, foi também declamador, palestrante e divulgador de sua própria obra, de cidade em cidade, no Brasil e na Argentina. Seu mais recente livro, "Só Dói Quando Respiro", de poemas, é de 2021, publicado digitalmente em formato e-book. Obras (muitas também em espanhol) - Poemas: Câncer Amigo, A Palavra é um Ser Vivo, A Corsária e o Vento Santo, Roda Viva, Madá Madalena, Novas Asas, Um Lapso no Tempo, Uma que não vejo, Outra que não toco, Poema a Quatro Mãos (com Nice Vasconcelos), Escrever é coisa de louco, Bailarina Madrugada, Poeta de Ruas e Bares, Poemarte, Na Barra de Santos, Era eu naquele quadro, A Rosa e o Espinho, Dia Noite e Chuva Por onde Andaluzia, Poeta Cigano, Rodoviárias São Corredores, A poesia diz rimada, Poesia Presa no Espelho, Poema se faz ao poemar Poesia líquida é música. - Romance, conto, teatro, ensaio, crônica: Em Busca do Amor, Lânguida e Felina, O Globalicídio Brasileiro, A Semente do Milagre, Mártires da Imortalidade, A vida entre outras coisas, A Praça da República, O Banco da Praça, Ali Naquele Bar. Saiba na página Home.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *