Angélica Freitas
Originalidade ao abordar questões contemporâneas.
“Um útero é do tamanho de um punho”.

Angélica Freitas é uma poeta brasileira nascida em Pelotas, Rio Grande do Sul, em 8 de abril de 1973. Ela se formou em jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e trabalhou como repórter em Porto Alegre e em São Paulo para o jornal O Estado de S. Paulo e a revista Informática Hoje. Desde então, ela viveu em vários países, incluindo Holanda, Bolívia e Argentina, e atualmente reside em Berlim, Alemanha.
A obra de Angélica Freitas ganhou destaque quando seus poemas foram reunidos em uma antologia de poesia brasileira contemporânea publicada na Argentina, intitulada “Cuatro poetas recientes del Brasil”, organizada e traduzida por Cristian De Nápoli. Em 2007, ela lançou sua primeira coletânea de poemas, “Rilke Shake”, que recebeu reconhecimento internacional, sendo traduzida e publicada em vários países, incluindo Espanha, México, Estados Unidos, Alemanha e França.
A poeta também foi convidada para participar de importantes eventos literários, como o Festival de Poesia de Berlim, a Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP) e festivais no Chile e México.
Em 2012, seu livro Um útero é do tamanho de um punho, de Angélica Freitas recebeu grande sucesso crítico e foi finalista do Prêmio Portugal Telecom. Além disso, Angélica Freitas publicou outras obras, como “Canções de atormentar”, lançada em 2020.
Seus poemas também foram publicados em diversas revistas impressas e eletrônicas, como Inimigo Rumor, Diário de Poesía, águas furtadas, Hilda e Aufgabe.
Além disso, sua obra faz parte de várias antologias, tanto no Brasil como em outros países, como Argentina, Espanha, Alemanha, Portugal, Suécia e Romênia.
Angélica Freitas também colaborou com o ilustrador Odyr Bernardi no livro “Guadalupe”, lançado em 2019 na Espanha.
Em resumo, Angélica Freitas é uma renomada poeta brasileira cuja obra tem sido reconhecida internacionalmente, sendo publicada e traduzida em diversos países. Suas poesias são conhecidas por sua originalidade e pela forma como abordam questões contemporâneas. Encontre aqui
luizbucalon