Qual é a diferença entre prosa e poesia?
Resumo
A poesia vem do grego poíesis, que significa criação, e tem como objetivo criar novos significados, modificações no uso das palavras e uma ordenação ritmada e melódica. Inicialmente feita para ser cantada, os poemas são escritos para serem lidos em voz alta, trabalhando com a sonoridade das palavras. A estrutura da poesia é organizada em versos, formados por sílabas poéticas.
Por outro lado, a prosa, derivada do latim oratione prosa, é mais descritiva e utiliza as palavras com seus significados literais. Enquanto a poesia é estruturada em versos, a prosa é feita em parágrafos. A diferença fundamental entre poesia e prosa não está na estrutura, mas sim no uso da linguagem.
Existem textos que se aproximam da poesia dentro da prosa, conhecidos como prosa poética. Esses textos mantêm a estrutura da prosa, mas possuem um trabalho mais lírico e poético da linguagem. Um exemplo é um trecho do romance de Guimarães Rosa que apresenta esse estilo.
Também é possível escrever poemas sem a quebra em versos, chamados poemas em prosa. Nestes textos, a função poética é predominante e eles são menores do que os textos de prosa poética. Um exemplo é um poema em prosa que explora o tema do amor e do sofrimento.
Portanto, a linha que separa poesia e prosa está se tornando cada vez mais tênue, pois há prosa que se aproxima da poesia em termos de linguagem e sentimentos transmitidos. É a função poética que permeia ambos os estilos, sem precisar se restringir à estrutura de versos ou parágrafos.
luizbucalon
Consultoria e aprofundamento no assunto clic no WhatsApp acima