Redação e Linguística

Qual é a diferença entre prosa e poesia?

Resumo

A poesia vem do grego poíesis, que significa criação, e tem como objetivo criar novos significados, modificações no uso das palavras e uma ordenação ritmada e melódica. Inicialmente feita para ser cantada, os poemas são escritos para serem lidos em voz alta, trabalhando com a sonoridade das palavras. A estrutura da poesia é organizada em versos, formados por sílabas poéticas.

Por outro lado, a prosa, derivada do latim oratione prosa, é mais descritiva e utiliza as palavras com seus significados literais. Enquanto a poesia é estruturada em versos, a prosa é feita em parágrafos. A diferença fundamental entre poesia e prosa não está na estrutura, mas sim no uso da linguagem.

Existem textos que se aproximam da poesia dentro da prosa, conhecidos como prosa poética. Esses textos mantêm a estrutura da prosa, mas possuem um trabalho mais lírico e poético da linguagem. Um exemplo é um trecho do romance de Guimarães Rosa que apresenta esse estilo.

Também é possível escrever poemas sem a quebra em versos, chamados poemas em prosa. Nestes textos, a função poética é predominante e eles são menores do que os textos de prosa poética. Um exemplo é um poema em prosa que explora o tema do amor e do sofrimento.

Portanto, a linha que separa poesia e prosa está se tornando cada vez mais tênue, pois há prosa que se aproxima da poesia em termos de linguagem e sentimentos transmitidos. É a função poética que permeia ambos os estilos, sem precisar se restringir à estrutura de versos ou parágrafos.

luizbucalon

Consultoria e aprofundamento no assunto clic no WhatsApp acima

Luiz Carlos Bucalon, nasceu em 12 de março de 1964, na cidade de Maringá-Pr. Em 1980, lançou, em edição independente, o seu primeiro livro de poemas, "Câncer Amigo". Seguiu escrevendo poemas, crônicas, contos, ensaios, teatro, humor, biobibliografias e romance. Foram trinta e quatro títulos publicados, pelo então poeta marginal -- contemporâneo a Paulo Leminnski e outros expoentes. Bucalon, além de escritor e editor, foi também declamador, palestrante e divulgador de sua própria obra, de cidade em cidade, no Brasil e na Argentina. Seu mais recente livro, "Só Dói Quando Respiro", de poemas, é de 2021, publicado digitalmente em formato e-book. Obras (muitas também em espanhol) - Poemas: Câncer Amigo, A Palavra é um Ser Vivo, A Corsária e o Vento Santo, Roda Viva, Madá Madalena, Novas Asas, Um Lapso no Tempo, Uma que não vejo, Outra que não toco, Poema a Quatro Mãos (com Nice Vasconcelos), Escrever é coisa de louco, Bailarina Madrugada, Poeta de Ruas e Bares, Poemarte, Na Barra de Santos, Era eu naquele quadro, A Rosa e o Espinho, Dia Noite e Chuva Por onde Andaluzia, Poeta Cigano, Rodoviárias São Corredores, A poesia diz rimada, Poesia Presa no Espelho, Poema se faz ao poemar Poesia líquida é música. - Romance, conto, teatro, ensaio, crônica: Em Busca do Amor, Lânguida e Felina, O Globalicídio Brasileiro, A Semente do Milagre, Mártires da Imortalidade, A vida entre outras coisas, A Praça da República, O Banco da Praça, Ali Naquele Bar. Saiba na página Home.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *