Romantismo
Movimento anticolonialista e antilusitano.
Três gerações românticas e diferentes abordagens.
O Romantismo na Literatura brasileira surgiu como um movimento anticolonialista e antilusitano, buscando rejeitar a influência da literatura (Eras e escolas literárias) produzida durante a era colonial e dos modelos culturais portugueses. A primeira geração romântica tinha como objetivo estabelecer uma identidade nacional que nos separasse de Portugal, buscando inspiração no passado histórico para construir uma Literatura nacionalista. As três gerações de escritores românticos se destacaram por diferentes abordagens: a primeira geração era nacionalista e indianista, com poetas como Gonçalves Dias; a segunda geração foi marcada pelo mal do século, com poetas como Álvares de Azevedo; e a terceira geração, conhecida como condoreira, desenvolveu uma poesia com caráter político e social, representada principalmente por Castro Alves.
As características do Romantismo brasileiro incluem o rompimento com a tradição clássica, a maior liberdade formal, o culto à natureza, o nacionalismo e ufanismo, o idealismo, a religiosidade, entre outros aspectos. O Romantismo no Brasil surgiu logo após a independência do país em 1822, um momento de grandes mudanças sociais, culturais e econômicas. A vinda da família real portuguesa para o Brasil em 1808 e a abertura dos portos às nações amigas contribuíram para a modernização do país e aceleraram o processo de independência.
Os escritores do Romantismo brasileiro como Álvares de Azevedo, Manuel Antônio de Almeida, Machado de Assis, e José de Alencar, entre outros, trouxeram uma nova forma de fazer poesia e prosa, abordando temas como o nacionalismo, o indianismo e os sentimentos internos. O movimento romântico no Brasil foi crucial para estabelecer uma Literatura nacionalista e promover uma identidade cultural separada de Portugal. Junto com o nacionalismo, o Romantismo brasileiro enfatizou o culto à natureza, o idealismo, o ufanismo e a religiosidade, tornando-se um marco na história da Literatura brasileira. Encontre aqui
luizbucalon
Consultoria e aprofundamento no assunto clic no WhatsApp acima