Graça Aranha
A viabilidade do país como nação independente.
Graça Aranha foi um escritor e diplomata brasileiro conhecido por seu romance Canaã , que abriu o período do Pré-Modernismo na Literatura brasileira . Nascido em São Luís, Maranhão, em 1868, Aranha foi um defensor do nacionalismo pré-modernista, enfocando a imigração europeia no Brasil e defendendo a viabilidade do país como nação independente.
Após se formar em Direito, Aranha seguiu a carreira de juiz e teve uma carreira diplomática ativa entre 1900 e 1920, representando o Brasil em vários países. Seu romance Canaã, publicado em 1902, retrata a vida de imigrantes alemães em uma vila no Espírito Santo, abordando questões como colonialismo, pacifismo e racismo, e destacando-se como um precursor de temas importantes do Brasil do século XX.
Além de sua obra literária, Aranha também foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras e atuou como patrono na Semana de Arte Moderna de 1922 , um evento que revolucionou a arte e a cultura brasileira. Seu discurso na Semana de Arte Moderna de 1922, intitulado “O Espírito Moderno”, rompeu com a Academia, demonstrando seu espírito combativo e sua defesa das tendências modernistas (Modernismo).
Ao longo de sua vida, Graça Aranha escreveu romance , peças de teatro, ensaios e manifestos, deixando um legado significativo na Literatura brasileira. Sua obra Canaã é considerada uma das mais importantes do Pré-Modernismo, abrangendo o período de transição entre as Tendências conservadoras e renovadoras na Literatura brasileira.
Graça Aranha faleceu em 1931, deixando um legado duradouro na Literatura e na cultura brasileira. Sua obra continua sendo estudada e apreciada até os dias de hoje, destacando-se como um dos grandes escritores e pensadores do Brasil. Encontre aqui
luizbucalon
3 Comentários
Gracinda Rodrigues Cordeiro
Gratidão pelo convite para apreciar sua página magnífica.
Luiz Bucalon
Muito obrigado pela sua cordial visita!
Luiz Bucalon
Muito obrigado pela sua importante visita e apreciação! Volte sempre!