Resumo
O conto é um gênero textual que consiste em uma narrativa curta com poucos personagens e locais. Existem diversos tipos de contos, como realistas, populares, fantásticos, de terror, de humor, infantis, psicológicos e de fadas. A estrutura do conto geralmente é dividida em quatro partes: apresentação do enredo, desenvolvimento dos acontecimentos, clímax e desfecho.
Leia também O Realismo e suas características https://luizbucalon.com.br/o-que-foi-o-realismo-literario-no-brasil-quais-as-suas-caracteristicas/
As características do conto incluem espaço delimitado, tempo marcado, presença de narrador, poucos personagens e enredo. A história é contada por um narrador, pode ter poucos personagens e o enredo pode ser linear ou não-linear. Existem também os minicontos, microcontos ou nanocontos, que são textos ainda menores que exploram a liberdade criativa dos escritores.
A estrutura do conto é fechada e objetiva, com introdução, desenvolvimento, clímax e desfecho marcando os principais momentos da narrativa.
luizbucalon
Consultoria e aprofundamento no assunto clic no WhatsApp acima
Luiz Carlos Bucalon, nasceu em 12 de março de 1964, na cidade de Maringá-Pr. Em 1980, lançou, em edição independente, o seu primeiro livro de poemas, "Câncer Amigo". Seguiu escrevendo poemas, crônicas, contos, ensaios, teatro, humor, biobibliografias e romance. Foram trinta e quatro títulos publicados, pelo então poeta marginal -- contemporâneo a Paulo Leminnski e outros expoentes. Bucalon, além de escritor e
editor, foi também declamador, palestrante e
divulgador de sua própria obra, de cidade em cidade, no Brasil e na Argentina. Seu mais recente livro, "Só Dói Quando Respiro", de poemas, é de 2021, publicado digitalmente em formato e-book. Obras (muitas também em espanhol) - Poemas: Câncer Amigo, A Palavra é um Ser Vivo, A Corsária e o Vento Santo, Roda Viva, Madá Madalena, Novas Asas, Um Lapso no Tempo, Uma que não vejo, Outra que não toco, Poema a Quatro Mãos (com Nice Vasconcelos), Escrever é coisa de louco, Bailarina Madrugada, Poeta de Ruas e Bares, Poemarte, Na Barra de Santos, Era eu naquele quadro, A Rosa e o Espinho, Dia Noite e Chuva Por onde Andaluzia, Poeta Cigano, Rodoviárias São Corredores, A poesia diz rimada, Poesia Presa no Espelho, Poema se faz ao poemar Poesia líquida é música. - Romance, conto, teatro, ensaio, crônica: Em Busca do Amor, Lânguida e Felina, O Globalicídio Brasileiro, A Semente do Milagre, Mártires da Imortalidade, A vida entre outras coisas, A Praça da República, O Banco da Praça, Ali Naquele Bar. Saiba na página Home.